domingo, 26 de fevereiro de 2012

INCÊNDIO NO GELO

Aconteceu na base brasileira da Antártida, estação Comandante Ferraz. Esse tipo de notícia logo se espalhou na grande mídia. O estranho acidente ocorreu pela madrugada dia 25/02/2012, pegando a maioria no recolhimento e adormecidos, o que dificultou o combate ao fogo, enquanto ele ainda poderia ser pequeno e fácil de ser debelado.
 Dois brasileiros morrem em incêndio de base do Brasil na Antártica
Ao todo, 47 pessoas estavam na estação: 30 pesquisadores, um alpinista que presta serviço de apoio, um funcionário do Ministério do Meio Ambiente, além de 15 militares da Marinha, que combateram o incêndio. Um incêndio na madrugada deste sábado (25/02/2012) destruiu a base científica do Brasil na Antártica. Dois militares brasileiros morreram. Quem informa é a correspondente Delis Ortiz. O incêndio começou por volta das 2h da madrugada, horário de Brasília, no local onde ficam os geradores de energia da estação Comandante Ferraz. Na tentativa de combater o fogo, um militar se feriu e outros dois desapareceram. Eles são do grupo base, que opera a estação.
Incêndio na base militar na Antártica
Ao todo, 47 pessoas estavam na estação brasileira da Antártica: 30 pesquisadores, um alpinista que presta serviço de apoio, um funcionário do Ministério do Meio Ambiente, além dos 15 militares da Marinha, os que combateram o incêndio. Quase todos foram levados à base chilena. O militar ferido recebeu os primeiros socorros na estação polonesa. Já fora de perigo, foi levado para Punta Arenas, no Chile, para onde também já foram os outros integrantes do grupo. Permaneceram na estação alguns militares que ainda lutavam contra o fogo no gelo. Mas o mau tempo obrigou a transferência deles para a base chilena. Navios da Marinha argentina, botes da estação polonesa e helicópteros da força chilena ajudaram na operação.

As famílias dos que estavam na estação da Antártica foram informadas do acidente. A pesquisadora da Universidade Federal do Paraná Nádia Sabchuk foi para a base brasileira na Antártica no dia 11 de janeiro. Ela está terminando uma tese de mestrado sobre os peixes da região, e voltaria ao Brasil no meio de março. Ela conseguiu enviar uma mensagem pela internet para a irmã Luiza, em Curitiba. “A orientadora da minha irmã ligou aqui para casa para conversar com minha mãe, avisando que tinha acontecido um incêndio na estação da Antártica Comandante Ferraz, mas que minha irmã estava bem, que eles tinham sido resgatados, apesar de terem perdido todos os pertences pessoais. Como a estação é um lugar pequeno e fechado, não tem muito tempo para pegar uma coisa ou outra”, revela Luiza. No fim do dia, a Marinha confirmou a morte dos dois militares que haviam desaparecido: o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro sargento Roberto Lopes dos Santos. Um avião da Força Aérea Brasileira partiu para a região. Saiu do Rio de Janeiro às 17h30, levando equipamentos e profissionais de apoio, faz uma escala em Pelotas, no Rio Grande do Sul, para o embarque de mais gente e de roupas para neve. A chegada a Punta Arenas, no Chile, está prevista para as 3h madrugada. A Força Aérea informou que o retorno dos brasileiros resgatados será no domingo (26).
Notícia:
Fotos:
Carlos Alberto foi enviado em março de 2011 para a Antártida (Foto: Vinícius Figueiredo/ Arquivo Pessoal). O suboficial baiano Carlos Alberto Vieira Figueiredo está entre os militares mortos na Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil atingida por um incêndio. Muito abalado, o filho dele, o aspirante da Polícia Militar Vinícius Figueiredo, disse que soube da morte por volta das 12h deste sábado (25). O aspirante Figueiredo informou ainda que o pai estava há 29 anos na Marinha e que a previsão era de que ele se aposentasse no próximo ano. O suboficial foi enviado para a Antártida em março de 2011 e deveria voltar ao Brasil no próximo mês. De acordo com o relato do filho, Carlos Alberto se comunicava diariamente com a família, tanto por telefone quanto pela internet, e na última conversa teria reforçado o retorno dizendo que as malas já estavam arrumadas.
No incêndio na estação Comandante Ferraz, ocorrido nesta madrugada, morreram o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto López dos Santos, ambos da Marinha brasileira. O também sargento Luciano Gomes Medeiros sofreu ferimentos, mas está fora de perigo. http://epocanegocios.globo.com/
O resultado prático foi: brasileiros longe da Antártida, deixando-nos impossibilitados de ficarmos informados sobre os mistérios, segredos e novidades que podem ocorrer nesta região, no gelo, no mar e no céu

Um comentário: