domingo, 3 de junho de 2012

RESGATANDO PRÁTICAS SADIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para elevarmos o nível mental das crianças brasileiras para próximo do contagiante exemplo da garota Victória Grant,  conforme postagem anterior. Seguimos a lógica da psicóloga Simone Barros Ceregatti. Faz-se necessária profunda reformulação na EDUCAÇÃO, retirando a corrupção de suas estruturas, atingindo até as escolas públicas municipais. Resgatando práticas e valores estrategicamente ocultados da sociedade. Alguns "educadores", através da TV, orientam os pais a afastarem os filhos da internet, mas não explicam os motivos ocultos. No entanto, a internet está sendo necessária para que possamos relembrar de forma sadia e construtiva, como reduzir exagerada exposição das crianças diante dos computadores e suas derivações. Tomemos estes dois exemplos!
Benefícios do Judô para o Cérebro
Judoca Leandro Guilheiro (1)
Que qualquer atividade física é benéfica para o corpo humano todos sabem. E que o judô desenvolve diversas características positivas para o praticante, desde o judô infantil até o judô adulto, também parece ser senso comum, apesar de que, muitas vezes, os adultos (e por incrível que pareça, este receio existe apenas nos adultos) acreditam que as quedas machucam muito mais do que a saúde que o judô proporciona. Isso é um mito, que deve ser esquecido. O interessante é que o Judô vai além dos benefícios básicos, como melhor circulação sanguínea, alongamento, resistência física, reflexos mais rápidos entre outras coisas. Uma pesquisa de 2007 comprovou que o Judô aumenta a massa cinzenta do praticante, proporcionando diversos benefícios pro corpo em geral, principalmente relacionados à memória, localização espacial e inteligência lógico-matemática. A pesquisa realiazada pelo prof. Wantuir Jacini monitorou indivíduos sedentários, judocas e corredores de longa distância. Segundo o prof. Wantuir, “só notamos alterações positivas na massa cinzenta dos que praticavam exercícios [...] e o mais impressionante foi que as mudanças no grupo dos lutadores de judô não foram as mesmas observadas na turma dos que correm”. As áreas cerebrais com maior desenvolvimento nos judocas foram principalmente as áreas motoras e as áreas associativas, que envolvem concentração e memória. 

Ou seja, como a atividade ideal para crianças, o Judô proporciona uma formação neurofisiológica que permite com que a criança cresça com maior capacidade de concentração, memorização e um maior autoconhecimento físico-corporal. E sem dúvida, para adultos, as vantagens não desaparecem, proporcionando o mesmo desenvolvimento e benefícios no trabalho, nos estudos e proporcionando uma mente mais sadia em uma sociedade cheia de stress. Vídeo educativo com Leandro Guilheiro e texto completo neste endereço (2).
A Prática do Escotismo
O Escotismo é um movimento com o objetivo de complementar a educação do jovem, ou seja, fazê-lo aprender alguns conceitos importantes para sua vida em um lugar diferente de sua casa ou escola. Os grupos escoteiros são organizações onde o Método Escoteiro é desenvolvido, sem fins lucrativos, sem envolvimento partidário e desligadas de qualquer organização governamental. As pessoas que trabalham neles não são remuneradas e exercem este trabalho voluntariamente. No Escotismo não existe distinção de cor, credo ou classe social. (3)
O Escotismo chegou ao nosso país através dos suboficiais do Encouraçado Minas Gerais, que chegaram ao Rio de Janeiro entusiasmados com a idéia dos “Boys Scouts” que conheceram na Inglaterra. Eles traziam na bagagem livros e uniformes escoteiros ingleses e em 14 de Junho de 1910 fundaram o “Centro de Boys Scouts do Brasil”, primeira semente do Movimento plantada em nossa Pátria. O Grupo Escoteiro Georg Black, que este ano completa 97 anos e é o grupo mais antigo do Brasil em atividade, celebrou o Centenário do Escotismo no Brasil com um Fogo de Conselho com o Grupo Marechal Osorio, em Ipanema, no último sábado. O Fogo de Conselho é um momento de comemoração da amizade e da fraternidade, um momento para compartilhar a alegria de fazer parte do Escotismo, desde o primeiro acampamento escoteiro, promovido por Baden-Powell em agosto de 1907. Nestes 100 anos, centenas de milhares de jovens já passaram pelo movimento Escoteiro e ajudaram a escrever esta história, sempre pautados pelos valores e ideais que norteiam o escotismo. E que continuemos todos – lobinhos e lobinhas, escoteiros e escoteiras, seniores e guias, pioneiros e pioneiras, escotistas e dirigentes – fazendo a cada dia, nosso melhor possível para a formação dos futuros líderes como cidadãos honrados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraternal e de um mundo melhor para todos. (4) O primeiro acampamento escoteiro ocorreu em 1907, na Inglaterra, realizado pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, com um grupo de vinte rapazes. Nascia, assim, o escotismo, com o objetivo de desenvolver nos jovens qualidades como: firmeza de caráter, autoconfiança, espírito comunitário, valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe. (5)
@@@@@@
"Seja como for, a grandiosa 'revolução humana' de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional
Nasceu em Tóquio, em 2 de janeiro de 1928, e graduou-se na Faculdade Fuji Júnior. Em 1947, converteu-se ao Budismo de Nitiren Daishonin e tornou-se membro da Soka Gakkai, uma organização de leigos que estava então sob a liderança de Jossei Toda, seu segundo presidente. (6)


Fontes:

Eu sou Arcturiano, na Paz e Alegria a serviço do Criador


Nenhum comentário:

Postar um comentário